Champagne, Espumante ou Frisante?

O tão esperado brinde da meia noite do primeiro dia do ano, que vem cheio de esperança e expectativas para um novo ciclo que se inicia, merece uma bebida especial!

Tradicionalmente, o brinde é feito com algum vinho branco e são várias opções! Podemos dividir inicialmente em três categorias: Champagne, Espumante e Frisante.

Só são denominados de Champagnes aqueles que são fabricados na região francesa que leva esse nome, e, normalmente são os melhores que podemos encontrar. O que é fabricado fora de lá chama-se Espumante ou Frisante.

Para se produzir estas bebidas, é necessário gás carbônico para que tenhamos as borbulhas. Nos Champagnes e Espumantes a bebida passa por duas fases de fermentação, já nos Frisantes tudo é feito no mesmo momento. Portanto, a qualidade vem nessa ordem: Champagnes, Espumantes e Frisantes. Estes últimos são menos gaseificados e produzem menos espuma que os anteriores. 

Ainda, podem ser divididos em Brut e Demi Sec. Os Brut são espumantes mais secos, possuem entre 0 e 5 gramas de açúcar por litro e são os mais consumidos no mundo. Os Demi Sec são levemente adocicados, variando de 5 a 30 gramas de açúcar por litro. 

Os espumantes denominados Cava são produzidos na Espanha e normalmente são uma ótima opção na substituição dos Champagnes, que geralmente são de valor elevado. Os chamados Asti (italianos) e Moscatel (brasileiros) são espumantes mais doces que os demi sec e que agradam mais mulheres do que homens.

Nesse final de ano, no Empório Aïoli você encontra:

Champagnes:
- Veuve Cliquot Brut
- Veuve Cliquot Rosé Brut
- Moët Chandon Rosé Imperial Brut
- Moët Chandon Nectar Imperial Demi Sec

Espumantes:
- Freixnet Brut
- Joaquim Rosé Brut
- Nocturno Brut
- Casa Blanca Brut
- Stravaganzza Brut
- Chandon Demi Sec
- Extrus Demi Sec
- Fontana Fredda Asti
- Stravaganzza Moscatel

Frisante:
- Cella Lambrusco
 
É só escolher o de sua preferência e comemorar!!!
*****FELIZ 2014!!!*****
[ Rua Visconde de Guarapuava, nº 2478 - Centro ]   [ Cascavel - Paraná ]   [ 45 3225.1001 ]
[ Segunda à Sexta - das 10h às 19h    |    Aos Sábados - 10h às 17h ]